Segunda etapa da competição reuniu atletas de todo país, com destaque para as equipes de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina
A natação é o terceiro esporte mais praticado no País, de acordo com o último levantamento realizado pelo Ministério do Esporte. E em Santa Catarina uma modalidade que vem ganhando força é o de águas abertas. Prova disso foram os quase 130 atletas, de 48 equipes diferentes, que lotaram a orla da Praia Central, em Porto Belo, nos dias 19 e 20 de outubro.
Nadadores amadores de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e dos mais variados cantos do Estado participaram em peso da segunda etapa do Circuito Ocean, sendo que os grandes vencedores foram: Marcela Pierry (Navegantes) e Lucas Devessac (Itajaí), no trecho de 1.500m, e Dayse Bastos (Florianópolis) e Norton Borges (Bal. Camboriú), na bateria de 750m.
A próxima disputa já tem data marcada, e será de 06 a 08 de dezembro, na Ponta do Papagaio, em Palhoça. Até o final do primeiro ano de competição ainda serão realizadas outras duas etapas, com distâncias de 1.500m, 750m e 200m, que podem ser disputados em mar, rios ou lagos. O objetivo do evento é promover a integração de crianças, jovens e adultos, sempre estimulando o hábito da prática esportiva, vida saudável e da preservação ambiental.
“Mais que atrair novos atletas, o desafio de nadar fora das piscinas tem conquistado o público pela energia da natureza e a liberdade do ambiente. A adrenalina das competições e o clima de confraternização também são fatores que motivam a migração de águas, que oferecem o ambiente ideal para superação individual, amizade e, principalmente, integração entre os atletas e familiares”, explica Philippe dos Anjos, diretor da PDA Esportes, promotora do evento.
O Circuito Ocean | Natação em Águas Abertas é patrocinado pela Amor Pela Natação, AR Sport Wear, Cardinal Contabilidade, Faculdade Fatenp, Pantai Sports e Wallner Sports. Além disso, esta etapa contou ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Belo e Fundação Municipal de Esportes. O evento é aberto ao público para visitação e atletas interessados podem acessar maiores informações e realizar suas inscrições através do site www.pdaesportes.com.br.
Diferencial da modalidade
Nadar em águas abertas requer muita disciplina e atenção à saúde do atleta. Habilidades como força e resistência são essenciais, principalmente pela necessidade de cumprir o percurso de uma só vez. Mesmo que o atleta pare um pouco para descansar, ele precisa se manter sempre em ação para não afundar. Pelas constantes marolas e ondulações é preciso usar técnicas de braçada e respiração diferentes das aplicadas na piscina. E ter um bom senso de localização é importantíssimo, assim como definir alguns pontos de referência em terra antes de cair na água.
PDA Esportes
A empresa inicia suas atividades em 2019 com atuação em marketing e eventos esportivos. E para começar o ano com pé direito, está preparando um calendário inovador e atrativo para atletas profissionais e amadores, que terá como principal evento do calendário desta temporada o Circuito Ocean - Natação em Águas Abertas. A frente da empresa está o empresário Philippe dos Anjos, especialista em eventos e atleta amador de natação, apaixonados por provas de águas abertas. Em seu currículo ele apresenta experiência de mais de 10 anos em gestão empresarial e organização de eventos, incluindo os esportivos.
Comentários